Vídeo-aula 25: Comitês de EDH: parcerias possíveis - Sinara Zardo


A aula apresenta as funções dos Comitês de Educação em Direitos Humanos que podem vir a constituir uma importante parceria com as escolas na implementação da Educação em Direitos Humanos.


A proposta da organização de Comitês de Educação em Direitos Humanos tem como fundamento a convenção de Viena, de 1993, que trabalha a educação como um elemento e uma estratégia a ser implementada com vistas a promoção de condições para estruturar as condições de direitos nos diversos países.
Os países devem trabalha na perspectiva de organizar Comitês.
No Brasil, o Comitê trabalha articulado com o governo no sentido de fazer proposições de políticas públicas voltadas a Educação em Direitos Humanos e teve como atribuição elaborar um plano de educação em direitos humanos a ser implementado no país.
Os comitês tem como objetivo formular a política de educação em direitos humanos dos estados e municípios e deliberar sobre estratégias de implementação dessa política e de monitoramento e defesa dos Direitos Humanos.
São compostos por diferentes profissionais que se envolvam na discussão.
A indicação é os comitês organizem-se em parceria com os governos dos estados.
A capacitação de educação em direitos humanos não se trata do desenvolvimentod e competências e habilidades, mas sim de formar um sujeito conhecedor de seus direitos e que saiba respeitar os direitos do próximo.
Anualmente é publicado um edital em que os Estados e Municípios fazem uma proposta para o Comitê.
A proposta é que os Estados e Municípios passem a considerar os Direitos Humanos como uma pauta política na organização de seus sistemas (política de Estado, não de governo).
Esse Comitê também deve se vincular com as diferentes organizações que tratam dos Direitos Humanos.
Esse Comitê tanto trata da questão dos Direitos Humanos de uma forma mais ampla como tem incidência nas próprias políticas de Educação.


Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário